segunda-feira, 8 de junho de 2015

10 Coisas Incríveis Que Nunca Soube Que Estavam na Bíblia

A Bíblia é, sem dúvida, a parte mais fascinante da literatura até ao momento. Preenchida com uma variedade de histórias que podem parecer bizarras ou totalmente confusas, diz-se que reflete a natureza humana em toda a sua boa ou má glória, e fornece um meio para que possamos ter uma perspetiva diferente da vida. Muitos olham para a Bíblia como uma fonte de inspiração, enquanto outros permanecem céticos sobre o que o livro realmente diz. No entanto, sendo um firme crente ou não, aqui estão alguns relatos da Bíblia que são tanto incríveis como desconhecidos.

10- Deus e o Monstro Matador


Deus, segundo a tradição cristã, é frequentemente retratado como omnisciente, benevolente e capaz de fazer qualquer coisa e tudo por um capricho. E, embora a maioria das pessoas retrate Deus como um homem velho e barbudo sentado no seu trono, Ele era, na verdade, um pouco mais ativo do que isso. Em muitos relatos bíblicos, o criador todo-poderoso do universo lutou com Jacob (e perdeu). No Salmo 74: 12-14, vemos que luta contra um dos seres mais poderosos já mencionados na Bíblia, um monstro marinho.


"Mas Deus é o nosso rei antes das idades: ele tem a salvação forjada no meio da terra.
Tu fizeste a tua força tornar a empresa do mar: tu esmagaste as cabeças das baleias nas águas.
Tu quebraste as cabeças do dragão: deste-o como carne para o povo..."


O monstro do mar, (ou dragão, noutras traduções), conhecido como "Leviatã", era um monstro saído dos seus pesadelos. O que é interessante sobre ele é que este monstro do mar, quando inserido numa representação do caos primordial, pode estar ligado aos mitos da criação de outras culturas. Na verdade, existem outros deuses antigos criadores e histórias da criação que falam de um deus ou deuses que lutaram com o caos, geralmente sob a forma de um dragão ou de uma serpente, antes de criar o homem e a Terra. Um bom exemplo pode ser encontrado no Enuma Elish, uma história de criação babilónica onde Marduk derrota Tiamat, outro monstro marinho, adorada como a deusa do mar e do Caos. Marduk, depois, continua a criar a Terra e tudo o que vemos.

Chaos, conhecido pelos estudiosos bíblicos como Leviathan ou Raabe, também é representado pela Bíblia, como as águas ou como a escuridão. Génesis, talvez a mais conhecida de todas as histórias da criação, diz que a escuridão estava na face do abismo e que Deus se movia sobre a face das águas antes da Luz e que toda a criação surgiu a partir dele. Isto é usado por aqueles que acreditam que o caos é o precursor da cosmogonia.

9- O Rei Que se Torna Besta


Quem não ouviu falar de lobisomens e de licantropia? Quem já ouviu falar do primeiro lobisomem bíblico? Muito parecido com Lycaon, um antigo rei que foi transformado num lobo, porque desagradou os deuses. De acordo com a mitologia grega, a Bíblia dá-nos Nabucodonosor.

Nabucodonosor foi um grande rei babilónico que governou por volta de 605 aC. Ele construiu, conquistou e destruíu, como qualquer rei adequado no momento, mas cometeu um grande erro: Ficou muito orgulhoso. O orgulho de Nabucodonosor e a sua perversão (atribuída ao fato de que conquistou a maior parte do mundo conhecido e trouxe à vida muitas maravilhas da engenharia) piorou quando ganhou mais poder e riqueza. Ergueu uma imagem de ouro de si próprio de 38 metros (125 pés) para que as pessoas o adorassem. O profeta Daniel repreendia-o e, quando ele se recusou a arrepender-se e a tornar-se humilde, o Senhor castigou-o com uma doença diferente de qualquer outra por sete longos anos. Daniel 4:33 diz:

"Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonosor e foi expulso de entre os homens, e comia erva como um boi, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que os seus cabelos cresceram como as penas de águias e as suas unhas como as das aves."

Mesmo os historiadores antigos, como Abydenus, que escreveu sobre a antiga Babilónia, registaram que Nabucodonosor sofreu uma doença, durante o seu reinado. Os cientistas modernos agora dizem que provavelmente sofria de porfiria, licantropia clínica ou demência. Conhecido como o rei que construiu os jardins suspensos da Babilónia e destruiu o Templo de Jerusalém, também é conhecido agora como o primeiro lobisomem bíblico.

8- Jesus Foi ao Inferno Quando Morreu?


Aqueles que estão familiarizados com os credos cristãos podem perguntar-se porque o Credo dos Apóstolos e o Credo de Atanásio dizem que Jesus "desceu ao inferno." A crença de que Jesus Cristo desceu ao inferno tem sido abordada por padres da Igreja e por teólogos. Por uma questão de fato, o teólogo cristão John Calvin e o teólogo católico Thomas Aquinas tinham a mesma crença de que depois de Jesus morrer, Ele desceu ao inferno.

A ideia de Jesus ir para o Inferno é suportada pelo que David diz sobre o messias, encontrado em Atos 2:31, que afirma que, "Prevendo isso, falou da ressurreição de Cristo. Para não ser deixado no inferno, nem a sua carne ver a corrupção." Este versículo diz que antes da ressurreição, Cristo desceu ao inferno. Para esclarecer, deve-se notar que o versículo no original grego usa as palavras "Haden" ou "Hades", que, na verdade, não é o "inferno" que conhecemos hoje. As traduções antigas da Bíblia traduzem Hades como "onde as almas dos que aguardam julgamento são encontradas" e Geena como "o verdadeiro inferno, para onde vão as almas dos que foram julgados", simplesmente como "inferno".

Para esclarecer melhor, 1 Pedro 3: 18-20, não explica que, quando Jesus morreu, o seu corpo permaneceu no túmulo, mas o Espírito Santo foi pregar para aquelas almas que estavam na prisão. Alguns estudiosos dizem que o local referenciado neste versículo teria sido o Paraíso (o lugar para onde Jesus disse ao ladrão que iria), o seio de Abraão, Hades, ou o lugar onde os justos mortos desde a época do Antigo Testamento têm que esperar.

7- A Noite dos Mortos-Vivos


Os zombies ou os mortos reanimados, são muitas vezes o material das histórias de horror. Quem diria que, de acordo com a Bíblia, algo muito semelhante aconteceu antes da Páscoa? A Bíblia, em Mateus 27: 52-53, diz:

"E os túmulos foram abertos e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da sua ressurreição, entraram na cidade santa e apareceram a muitos".

Esta história bastante assustadora começa quando Jesus é crucificado. Segundo a Bíblia, quando ele morreu, os terremotos e o véu que cobriam o Santo dos Santos dentro do templo rasgaram-se em dois. Mas, depois, os corpos dos crentes surgiram em Jerusalém para comparecer perante o povo. Esta maravilha raramente é mencionada na pregação e nas homilias simplesmente por causa da sua natureza estranha. Mesmo os filmes e as histórias sobre a morte e a ressurreição de Jesus muitas vezes deixam esse detalhe de fora.

6- Atos Aleatórios de Nudez


Na maioria das vezes, as pessoas olham para a Bíblia como um livro que contém apenas escritos de uma natureza muito moderada, mas isso está longe da verdade. Todos sabemos que existem histórias na Bíblia de muitos personagens menores envolvidos em todos os tipos de situações da vida adulta, mas poucos sabem que alguns personagens bem respeitados também estão envolvidos em algo similar.

Nos tempos do Antigo Testamento, houve vários casos de personagens bem respeitadas que vestiam os seus ternos de aniversário sem serem azuis. Por exemplo, Saul profetizou nu por um dia e uma noite na frente de Samuel em 1 Samuel 19:24 e o seu filho Jonathan ficou nu na frente de David e fez um dos versículos bíblicos mais influentes utilizados na comunidade LGBT, encontrado em 1 Samuel 18: 3-4.

O Profeta Isaías, um membro da família real de Israel e um dos maiores profetas do Antigo Testamento, passou três anos em nudez. Isaías 20: 2-3 afirma:

"Nesse mesmo tempo, o Senhor falou pela mão de Isaías, filho de Amós, dizendo Vai e solta o cilício dos teus lombos e tira as sandálias dos teus pés. E ele fez isso e foi nu e com os pés descalços.
E disse o Senhor: Como o meu servo Isaías andou, nu e descalço, deve ser um sinal e uma maravilha de três anos sobre o Egito e contra a Etiópia".


O que é peculiar sobre este incidente foi que o próprio Deus ordenou ao profeta para fazer este ato e fazê-lo por um longo espaço de tempo. O ato de nudez do profeta inspirou São Francisco de Assis a pregar também nu e, por razões óbvias, é usado pelos nudistas para justificar que o que eles fazem não é pecado.

5- O Rei David Tinha Sede


Pessoas que gostam de jogar jogos de vídeo sabem exatamente como um personagem de jogos de vídeo ou um herói pode cortar através de hordas de inimigos. Um cenário semelhante ocorreu na Bíblia. Um relato bíblico explica que durante uma das suas campanhas militares, o Rei David estava com muita sede e queria um copo de água. Mas não queria apenas a água; queria água de um poço perto da porta de Belém. E para piorar a situação, havia um exército de filisteus entre David e a água. Em 2 Samuel 23: 14-15, lemos:

"E David estava então num porão. E havia uma guarnição de filisteus em Belém.
E desejou David, e disse: Um homem que me vá pegar um copo de água da cisterna, que está em Belém, junto ao portão".


O que é surpreendente nesta história é que apenas três homens tiveram a coragem de romper o exército filisteu. De acordo com 2 Samuel 23: 8-17, no entanto, esses três homens não eram apenas homens comuns. Eram Jesbaham (um homem descrito como um "verme de concurso de madeira" que matou 800 em combate), Eleazar (que lutou e venceu os filisteus, enquanto todos os outros se retiraram) e Semma (que defendeu um campo de lentilhas contra um exército e ganhou).

Em cima de tudo isso, depois de os três homens passarem por tanta pirataria e cortarem tanto para obter a água, o Rei David decidiu que os homens provavelmente arriscaram muito para obtê-la e que ele não era digno de um dom tão grande. O Rei David não bebeu a água e ofereceu-a ao Senhor.

4- Enoque e Elias Podem Não Ter Ido Para o Céu


Muita gente sabe da história encontrada em Génesis 5:24, de um personagem misterioso, Enoque, que se diz ter sido levado por Deus.

"E ele andou com Deus e não mais foi visto: porque Deus o levou".

Assim como a história de Elias, em 2 Reis 2:11, que diz:

"E indo eles, caminhando juntos e conversando, eis que um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram em pedaços; e Elias subiu ao céu num redemoinho."

Muitas pessoas que estão familiarizadas com essas histórias costumam dizer que os dois homens não morreram e foram levados para o Céu. Infelizmente, essa crença teria sido uma contradição direta ao que Jesus ensinou em João 3:13, que "nenhum homem tem ido para o céu diante dele." Há estudiosos da Bíblia que acreditam que a resposta está no fato de que a Bíblia se refere ao Céu, onde Deus reside (Deuteronómio 26:15), o espaço onde os planetas e as galáxias podem ser encontradas (Salmo 8:3), e o céu, onde as aves e os aviões voam (Jó 35:11) com um prazo, no "céu". A sua explicação é que a Bíblia claramente esclarece ambos os casos, uma vez que diz que Enoch morreu em duas contas (Génesis 5:23 e Hebreus 11:13). No entanto, Hebreus 11:5 diz que:

"Pela fé, Enoque foi traduzido, que ele não vê a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação alcançou o testemunho de que agradara a Deus."

O fato é que a Bíblia diz que Enoque morreu e nada que diz que entrou para o Céu, onde Deus reside. Outras versões bíblicas dizem que Enoque foi "retomado", ou foi "traduzido". De acordo com alguns estudiosos da Bíblia, isso simplesmente significa que Enoque foi simplesmente levado até ao céu e transportado para outro local muito parecido com Ezequiel. Philip, em Atos 8: 26-40, foi transportado, para nunca mais ser visto novamente pelos seus companheiros, para um lugar ao sul de Jerusalém para Azoto. Observe que isso é muito semelhante ao que aconteceu com Enoque, de acordo com Génesis 5: 24, Deus levou-o e ele já não foi encontrado.

A mesma coisa vale para Elias, ainda que de forma mais dramática. Embora o texto diga que ele foi levado para o céu, alguns pensam que o escritor quis dizer que ele estava apenas a ser transportado para outro lugar através do céu, onde os pássaros voam. 2 Reis 2: 9 menciona que Elias será tirado e 2 Reis 2:16 diz que Eliseu, o seu sucessor, pensou que ele poderia ter sido transportado para longe em alguma montanha, mas ninguém conseguia encontrá-lo. Segundo os estudiosos, a prova final pode ser encontrada em 2 Crónicas 21: 12-15, com Elias, vários anos depois de ter sido supostamente levado para o trono de Deus, provando que ele ainda estava na Terra, colocando toda a especulação para descansar por escrito num manuscrito de uma carta ao Rei.

3- Dar Muito Pouco Dinheiro Iguala a Morte Instantânea


Pode já ter ouvido falar de Onan e de como ele "derramou" a sua vida, porque desobedeceu a Deus, mas pode não saber sobre Ananias e Safira, o casal que provavelmente não recebeu o memorando sobre dar a quantidade certa de dinheiro à Igreja. Em Atos 5: 1-11, Ananias e Safira venderam alguma propriedade, com o objetivo de fazerem uma doação aos apóstolos. Mas, em vez de darem aos apóstolos o montante que tinham anteriormente prometido dar, só deram uma parte do lucro para a causa.

Muitos comentaristas bíblicos costumam descrever a história como uma das mais irritantes do Novo Testamento, simplesmente porque o Novo Testamento supostamente representava a graça, bem como uma transição de um Deus a quem seria fácil punir a um Deus que iria oferecer misericórdia e perdão aos pecadores. Talvez Peter esquecesse a parte sobre perdoar 70 vezes 7. No entanto, o casal irritou Pedro e ao ouvir as palavras "Você não mentiu aos homens, mas a Deus," Ananias morreu num instante. Três horas depois, Safira também morreu depois de saber da morte do seu marido. Ironicamente, o nome Ananias em hebraico significa "o Senhor é misericordioso."

2- A Segunda Morte


Muitos sabem quem foi Lázaro, um amigo de Jesus que ressuscitou de volta dos mortos. Ele foi, provavelmente, um dos poucos a morrer duas vezes. Mas poucos sabem que a Bíblia realmente ensina que os pecadores estão destinados a morrer duas vezes. Desconhecido para muitos, em Apocalipse 21: 8, a Bíblia diz que o homem pode morrer duas vezes, embora não da maneira de Lázaro. Em vez disso, afirma que a segunda morte é uma morte que se segue após a morte da pessoa física; é a morte da alma após o julgamento de Deus.

Apocalipse 20: 14-15, também acrescenta que, na segunda morte, a morte do inferno em si é lançada no lago de fogo, tornando-se muito pior do que o inferno. No entanto, o versículo diz que há aqueles que são capazes de escapar a esta segunda morte em virtude da vida eterna que haviam recebido.

"E a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo".

1- O Grande Confronto dos Apóstolos


Os cristãos, especialmente durante os primeiros anos, eram uma comunidade muito unida dos crentes que viveram juntos no amor fraterno e na unidade. Nunca se esperaria disputas entre os seus membros, especialmente quando se tratava dos anciãos da igreja. Infelizmente, até mesmo os próprios apóstolos tinham diferentes pontos de vista sobre as principais crenças e doutrinas. Na verdade, alguns desses homens amantes da paz ainda trocaram algumas palavras duras contra os seus companheiros apóstolos.

Por exemplo, Paulo e Barnabé, dois amigos muito próximos, lutaram sobre se deveriam trazer Marcos, primo de Barnabé, ao longo da sua viagem missionária. Quando os dois homens não foram capazes de concordar, tiveram uma "contenção afiada" e, finalmente, separaram-se. Por outras contas, sabemos que Paul e Peter realmente lutaram com bastante regularidade sobre crenças e doutrinas. Em Gálatas 2:11, Paul disse, em referência a Pedro: "Mas quando Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível." Para piorar a situação, a Bíblia não menciona se eles se reconciliaram um com o outro novamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário